Nossas Referências
Nesse grupo estão presentes tanto pesquisadores parceiros, quanto pesquisados. Alguns com quem convivemos e aprendemos já não se encontram mais entre nós, e muitos outros são referências históricas que embasam em algum ponto nossos estudos de Neuroarte Cognitiva. Vale a pena conhecer esse valoroso grupo, que influenciou nosso trabalho de pesquisa e nos trouxe até aqui, onde chegamos. A eles toda nossa gratidão.
Com grande respeito e admiração aos nossos parceiros de pesquisa da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia/Instituto do Cérebro da Bahia


Dr. Antônio Andrade/ Neurologista
Presidente da Fundação de Neurologia
Dr. Márcio Brandão/Neurologista
Vice-presidente da Fundação de Neurologia


Participação com conteúdo no livro do Dr. Andrade, Memória e Demência, Célia Queiroz apresenta relatos do Mutirão de Alzheimer e Tulio Rodrigues aborda temas da cor e forma na reabilitação terapêutica de pacientes neurológicos. Lembrando que esse projeto voluntário já acontece há vários anos com a participação de vários profissionais, beneficuandoa sociedade.
Com Dr. Márcio, pesquisas e estudos de casos e a criação do primeiro” Espaço de Neuroarte Cognição” que se tem conhecimento numa instituição de neurologia, dentro da abordagem da medicina integrativa. Com a apoio e participação especial do Dr. Marcos Pondé e do Dr. Geovane Massa Viana dois entusiastas da neuroarte cognição reconhecendo os resultados.



Dra. Eveline Carrano
Psicóloga, Arteterapeuta e autora
Ela foi uma grande incentivadora indireta para nossos estudos de pós-graduação em arteterapia, tornando-se mais tarde nossa aluna de desenho. Sua visão da psicologia analítica rende um belo doutorado na Argentina. Ela acumula também várias titulações nacionais e internacionais. Na condição de coordenadora de pós-graduação em arteterapia junguiana já formou uma gama enorme de especialistas nessa área. E como autora, ela traz uma abordagem sobre a subjetividade dos materiais de arte.
André Studer
Arquiteto, pesquisador e Autor
Ele foi um fantástico arquiteto que tivemos oportunidade de conviver vários anos na Suíça. Foi também o responsável por grande parte do meu olhar estético ligados a cor e a forma, que hoje são importantes componentes tanto do Método pensar 3D, quanto da Neuroarte Cognição em si. André inventou instrumento musical que harmonizava notas musicais e medidas de espaços físicos. Seu legado para arquitetura contemporânea é enorme, juntamente com trabalhos realizados com seus colegas de arquitetura com os quais atuou, como Frank Lloyd Wright e Le Corbusier, dois outros gênios da arquitetura.
Dra. Elvira Souza Lima
Pedagoga, Socióloga e autora
Dra. Elvira carrega na sua visão de pesquisadora no campo da educação e do desenvolvimento humano, o germe da importância do desenho na primeira infância, visão essa que consolidou e muito nossas pesquisas, mostrando o quanto desenhar nessa fase deveria ser incentivada, estudada e avaliada, visando a escrita do futuro dentro da estrutura cerebral. Uma maravilhosa cientista com diversas importantes titulações, autora de vários livros, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente.



Deed -Dieter Schwertberger
Pintor e Escultor
Dees além de ser um maravilhoso pintor com qual tivemos a oportunidade de compartilhar momentos maravilhosos da arte em Viena, trouxemos para nosso método de pintura, uma visão do fantástico realismo por ele inicialmente praticado antes de desenvolver uma incrível jornada no campo da pintura contemporânea. A obra de Dees passa por fases bem definidas ao longo de sua vida. Ele recebeu grande influência tanto do seu professor Ernst Fuchs quanto do amigo Salvador Dalí. Uma marcante influência na nossa abordagem da arte profunda.
Dr. Michael Merzenich
Neurologista, pesquisador e autor
Conhecer a visão do entendimento do conceito da neuroplasticidade, pelo Dr. Merzenich, um neurologista muito premiado dos Estados Unidos da América, foi preponderante para o avanço de nossas pesquisas. A existência plasticidade neural pela luz da ciência já é pacificada, contudo ainda muito abstrata para muitos, mesmo para cientistas e pesquisadores da neurociência. Ele traz uma visão técnica e assertiva sobre o tema. Essa visão orienta muito nosso trabalho na neuroarte cognição. Ele afirma que estímulo neuroplasticidade ideal tem que ser repetitivo
Dr. Iván Izquierdo
Neurologista e pesquisador
As pesquisas do neurologista Dr. Ivan, são absolutamente claras e muito ricas em conteúdo. Seu estudo sobre a memória é um importante legado para neurociência. Infelizmente não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente apesar do seu próximo convívio com a Fundação de Neurologia da Bahia. A pesquisa criteriosa com sua equipe, é uma importante referência científica para quem deseja aprofundar-se sobre o tema.



A visão dos doutores Wagner e Rescorla trazem um olhar contemporâneo para a questão do aprendizado, comprovando cientificamente que quando as expectativas são superadas, o processo de consolidação da memória é profundo e duradouro. O estudo desses dois grandes cientistas estabelece com seus estudos em conjunto um marco da questão do aprendizado para contemporaneidade.
O modelo Rescorla-Wagner (” RW “) do ano de 1972, é um modelo de condicionamento clássico, em que a aprendizagem é conceituada em termos de associações entre estímulos condicionados e não condicionados. Uma forte associação dos estímulos condicionados, significa que os sinais prevêem os estímulos não condicionados.
Pode-se dizer que antes do condicionamento o sujeito é surpreendido pelos estímulos não condicionados, mas depois do condicionamento o sujeito não se surpreende mais, pois os estímulos condicionados prevêem a vinda dos estímulos não condicionados. O modelo transforma os processos de condicionamento em tentativas discretas, durante as quais os estímulos podem estar presentes ou ausentes. O modelo teve algum impacto na ciência neural nos últimos anos, pois estudos sugeriram que a atividade fásica dos neurônios dopaminérgicos nas projeções DA mesostriatal no mesencéfalo codifica o tipo de erro de predição detalhado no modelo.
Estudioso questão da experiência somática, traz um grande paralelo para neuroarte cognição tanto no campo do neuro desenho, quanto da neuro pintura, pois ambos trabalham de forma continua com as memórias da motricidade geradas no fazer artístico, reorganizando emoções e estabelecimento de novos roteiros das redes neurais. Nesse caso específico a experiência somática gerada no fazer artístico é o foco.
Tudo isso em paralelo ao estudo de Penfield nas décadas de 40 e 50, com seu homúnculo representativo das áreas somatotópicas do córtex sensoriomotor e córtex somestético, as informações se completam.




Rudolf Steiner
Filósofo e autor
Rodolfo Steiner além de deixar o legado da antroposofia e da pedagogia Waldorf, ele introduz de maneira ampla e irrestrita a arte no conceito da educação como elemento básico de todo o processo. Tivemos uma maravilhosa oportunidade de conviver com a pedagogia Waldorf em Mannheime na Alemanha onde experiências fabulosas, se somam a tantas outras e ajudaram a constituir o que hoje chamamos de neuroarte cognição.
Walter Gropius
Arquiteto e autor
Foi o precursor do design hoje conhecido por todos, entendo o valor da arte aplicada, até então considerada como uma forma expressiva da estética.
É também um importante ponto de transição, que de certa forma oficializa uma visão de rompimento com o clássico representativo, fazendo surgir o conceito da arte funcional para o conforto do usuário, unindo estética, beleza e praticidade.
Johann von Goethe
Escritor, pesquisador e autor
Goethe além dos maravilhosos escritos literários, deixou uma grande influência na sua obra em que aborda a cor emocional.
A seu tempo ele trouxe a visão da cor emoção, que pode ser estudado na sua obra, a doutrina das cores, muito importante para a visão da neuroarte cognição.
O que hoje se fala de cor na publicidade, na terapia foi trazida por essa abordagem, cabendo a ele esse justo reconhecimento.
Iohannes Comenius
Pedagogo
Como não render uma grande homenagem ao pedagogo Comenius que no ano de 1600, avançado no tempo, que apresentou conceitos absolutamente contemporâneas e eficazes.
Todo método pensar 3D aplicado como ferramenta basilar da neuroarte cognição, é fundamentado nos princípios de Comenius, que aposta no caminho simples para se chegar ao complexa.
O grande gênio da aprendizagem.